sexta-feira, 29 de abril de 2011

AMIGOS?

Hoje estive meditando sobre o assunto "amizade" e o que esse termo representa de verdade à todos nós. O que é amizade, afinal?

Pelos exemplos que tenho vivido na pele, sei dizer que amigos são aqueles que não te abandonam e não te julgam, mas te mostram teus erros e dizem: hey, vamos consertar tudo, tô com você pro que der e vier! <-- Isso é amizade.

Recentemente vi um caso estranho, porém sendo infelizmente normal em nossa sociedade. Amigos que abandonaram o barco e o deixaram à deriva com sua capitã sozinha e desemparada, segurando as pontas e vencendo. Mas ela não estava sozinha, entretanto, os verdadeiros amigos estavam em terra. E mesmo assim eles pularam na água, nadaram sem cessar e alcançaram o barco. Com novos marujos, essa capitã pode salvar sua embarcação e seguir seu promissor curso. E agora pergunto: onde estavam os marinheiros? Por que quando tudo ia bem, num calmo e sereno mar, eles estavam obedientes feito cordeirinhos e depois, quando a tempestade os alcançou - vale ressaltar que os próprios marinheiros provocaram tal tempestade - , eles desistiram de tudo e saltaram fora? Amizade, caros leitores... faltou isso.

Avaliando melhor as circunstâncias que levaram a capitã ao quase naufrágio, percebo que ela tomou a frente de tudo e assumiu sozinha os prejuízos dessa tragédia, salvando o sagrado nome de uma companheira de longas datas. Quanto a isso, faço mais perguntas: Amizade? Sim, a capitã foi amiga. Só quando tudo está bem? Foi o que fez a tripulação, salvo raras exceções.

Eu tenho muitos colegas, mas posso contar nos dedos os amigos. Nessie Araujo é uma delas. Verdadeira, fiel, corajosa. A vi aguentar os grandes horrores que a vida lhe apresentou e continuar firme. Ela não precisava salvar ninguém, poderia abrir o jogo e dizer: "hey, estou aqui só de passagem, a culpa é de fulana". Mas não. Ela foi amiga fiel, foi verdadeira. Corajosamente enfrentou o declínio social e, quando questionada por mim sobre o assunto, ela respondeu: "Biel, que o mundo caia na minha cabeça, eu aguento. Mas não vou trair minha amizade!"

Eu já admirava essa mulher, passei a idolatrá-la. Concluí que, se um dia eu estiver em grande perigo, poderei contar com Nessie Araujo e a força que a move nessa vida.

Blasé? Sim, pode até ser. O que importa? A amizade importa.


Meu nome é Gabriel Amarin e estou estreando nesse blog, com muito orgulho, pelo pedido que me foi enviado pela administradora dele, com esse assunto - um tanto polêmico, admito - que choca, chama a atenção, fere e traz alegrias. Pretendo estar presente a cada semana, sempre com um pouquinho da minha opinião, doa a quem doer.


Bom fim de semana à todos!

Um comentário:

  1. Muito bacana o post! Conheço tia Nessie há pouco tempo, mas gosto muito dela! Não vou julgá-la, em absoluto. Não estou aqui para julgar ninguém! Estou aqui para ser amiga!
    Beijos.

    ResponderExcluir